Um blog sobre o Ginga Bemtevi

Bemtevi Logo

Autores:
Bruno da Conceição Alves da Silva
Diego dos Santos Ferreira

Enquanto a internet ganha espaço gradativamente, a televisão abrange todo o Brasil. A abrangência do aparelho televisivo é três vezes maior do que a do computador, o qual não alcança as camadas mais pobres da sociedade. Portanto, a informação tem muito mais alcance quando é veiculada pela televisão do que pela rede mundial de computadores.

Quando idealizamos este projeto para ser apresentado a banca da Universidade Estácio de Sá (Campus Nova América – Rio de Janeiro), iniciamos a nossa busca com um objetivo claro: Buscar alternativas viáveis para que a educação possa abranger a todas as camadas da sociedade. Depois de analisar algumas possibilidades, optamos por nos aprofundar no estudo da interatividade na TV Digital.

O Ginga Bemtevi pode ser tratado como um conjunto de ferramentas para ser utilizadas durante a exibição de um programa de ensino a distância interativo. Os botões coloridos do controle remoto, com exceção do botão vermelho utilizado para voltar a tela inicial, abrem opções de interação com o telespectador.

A interface ainda é um pouco simples, mas abre algumas opções interessantes de interatividade. Segue a descrição das funcionalidades de cada botão:

Botão verde – Abre um menu com as opções de interatividade.

Botão vermelho – Fecha qualquer menu de interatividade.

Botão amarelo – Abre o resumo da aula apresentada no momento da interação, auxiliando ao telespectador que selecionou o canal após o início da aula.

Botão azul – Abre um questionário sobre o tema apresentado na aula, disponibilizando opções para resposta do mesmo.

Existe um grande interesse em utilizar o canal de retorno via http, para que possa ser apresentado um conteúdo dinamico ao usuário, mas a princípio esta funcionalidade não está disponível no código da aplicação.

A aplicação está disponível em: https://sourceforge.net/projects/gingabemtevi/files

Anúncios

Comentários em: "O projeto Ginga Bemtevi" (2)

  1. Valmir Junior disse:

    Ola, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo aplicativo de vocês. Sou estudante de Engenharia da Computação em Londrina-Pr, vou fazer um TCC este ano parecido com o de voces, minha ideia e bolar uma prova, onde eu envio a prova para o Set Top Box, o aluno responde com o controle, e ao termino da avaliação o arquivo respondido pelo aluno e enviado para um servidor e armazenado em um XML. Estou bem no inicio, e agradeceria muito se vocês puderem responder algumas dúvidas minhas:

    Em quanto tempo voces desenvolveram este aplicativo ?

    Qual foi a maior dificuldade que voces encontraram no projeto ?

    O que acham da minha idéia ? Qual o grau de complexidade ?

    Desde já sou muito grato pela compreensão.

    Atenciosamente,
    Valmir Junior

    • Diego disse:

      Primeiramente gostaríamos de agradecer aos elogios ao nosso projeto.

      Então vamos para as respostas as suas perguntas:
      1- Levamos em torno de 6 meses, incluindo o tempo de pesquisa para desenvolver o Bemtevi, pois somos analista desenvolvedor java então tivemos que aprender novos paradigmas.

      2- Nossa maior dificuldade era em relação as limitações de um aparelho de TV o qual não permite utilizar muitos recursos como seria em um computador. Então refinamos a aplicação para que funcionasse de forma satisfatória a interação.

      3- Utilizar um arquivo xml para enviar os dados pode ser um pouco complexo; A sua idéia é muito boa mas existem formas mais simples de utilizar a interatividade, no site do Manoel Campos, http://manoelcampos.com/tvd/enquete-para-tv-digital/ existe um bom exemplo de interatividade com canal de retorno. Mas é possível sim utilizar xml.

      Agradecemos o interesse pelo nosso projeto e esperamos ter contribuido de alguma forma para o seu TCC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: